quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sociedade de Cultura Artística

Em reunião de 10 de agosto, a Câmara Municipal aprovou a transformação da Sociedade de Cultura Artística de São José do Rio Preto em Entidade de Utilidade Pública, acolhendo a proposta do vereador Jorge Abdanur.
A Sociedade de Cultura Artística foi criada em 2009, pelo professor Gentil de Faria, e conta com 70 associados, todos representante expressivos do meio artístico, da crítica de arte e dos estudos culturais.
Como entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, a Sociedade já promoveu eventos que animaram as artes e a cultura, com apresentação de músicos estrangeiros, espetáculo de dança, palestras, cursos.
Neste ano, por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, ampliou o campo de ação e, em parceria com a Secretaria da Educação, implantou o projeto Atividades Cênicas ? Teatro, uma iniciativa de inclusão social, por meio das artes. O projeto é desenvolvido na Escola Municipal Paul Percy Harris, no Parque da Cidadania, beneficiando 31 alunos que freqüentam aulas de teatro, duas vezes por semana. As atividades contam com o acompanhamento de artistas e um pedagogo. Coordena o projeto Walter Máximo, Profissional de teatro e professor de pedagogia.
Segundo Máximo os objetivos artísticos e educacionais têm sido cumpridos com êxito e, nos dois meses de atividades, os jovens alunos já apresentaram uma pequena peça teatral, por ocasião encerramento de curso sobre Meio Ambiente, no Parque Ecológico, em 05/06/10.
Gentil de Faria, por sua vez, manifesta-se satisfeito com o reconhecimento do mérito utilidade pública da entidade, que tem por objetivo promover e preservar os valores culturais de Rio Preto e região, desenvolvendo na comunidade o gosto pelas artes. O propósito da Sociedade de Cultura Artística é funcionar como agente facilitador no incentivo da formação e da difusão artística e cultural da nossa gente, razão pela qual foi reconhecida como de utilidade pública, disse Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário